Gente Jovem

TESTE

Programa destinado a 60 adolescentes de 12 a 14 anos, de ambos os sexos, em que são desenvolvidas no contraturno escolar, oficinas de arte-educação, esportiva e passeios culturais. Além disso, os jovens possuem o acompanhamento psico social.

Programa destinado a 60 adolescentes de 12 a 14 anos, de ambos os sexos, em que são desenvolvidas no contraturno escolar, oficinas de arte-educação, esportiva e passeios culturais. Além disso, os jovens possuem o acompanhamento psico social.

Trabalhador Educando

Programa destinado a adolescentes de 14 a 18 anos incompletos, que oferece oportunidade de aprendizagem para o desenvolvimento profissional. Atualmente temos em torno de 120 jovens atuando em 19 empresas parceiras da ONG entre indústria e comércio do nosso município e fazem curso de capacitação profissional no SARA.

Jovem Aprendiz

Programa destinado a adolescentes de 14 a 18 anos, regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em que são executadas atividades teóricas e práticas, sob orientação da ONG SARA, firmando para isso um contrato de aprendizagem com as empresas conveniadas. Atualmente desenvolvemos a formação técnico-profissional metódica em Auxiliar Administrativo e Inspetor de Qualidade.

Projetos

Viveiro de Mudas

Projeto que, desde 2000, colabora com a arborização urbana e com a reposição florestal do município e região de Cravinhos. Os recursos financeiros advindos deste projeto são aplicados em nossos programas e projetos sócio-educativos, contribuindo com nossa sustentabilidade.

Comercializamos mudas nativas e frutíferas acima de 50 cm em embalagens plásticas individuais de 10 cm de diâmetro e 22 cm de altura, possibilitando um sistema radicular mais formado, menor índice de replanta e desenvolvimento rápido.

Nossa História na Biblioteca

Contemplado por três anos consecutivos pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o projeto Nossa História na Biblioteca resgata histórias orais, contadas pelo povo, coletando e registrando em livros. Ao mesmo tempo que preservamos a memória da cidade, contribuímos na formação dos jovens da ONG SARA e região. O projeto já passou pelas cidades de Cravinhos, Pontal, Serra Azul e Jardinópolis.

SarArte

Realizado com apoio de Leis de Incentivo Fiscal – ProAC-ICMS

Em 2015, através das oficinas de canto, sapateado, percussão e contação de histórias o projeto SarArte teve como proposta desenvolver um espetáculo com a participação dos adolescentes do Programa Gente Jovem, baseado em músicas da cultura popular do Brasil, que tem como prisma as histórias de vida semelhante a dos adolescentes envolvidos. Como fruto do trabalho de um ano os adolescentes foram as estrelas do espetáculo “Histórias Transformadas em Arte”, que contou a trajetória da ONG SARA em seus 20 anos de atuação em Cravinhos e região.

Saratimbancos

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Cravinhos, o projeto Saratimbancos atende os adolescentes do programa Gente Jovem através das oficinas de Circo e Teatro.

Bloco de Carnaval SARAtimbancos

Uma ação do projeto SARAtimbancos, o BLOCO SARATIMBANCOS reúne adolescentes da ONG que participam da Oficina de Percussão – Saratuque e famílias da comunidade para festejar o início do carnaval, ao som de marchinhas populares enaltecendo a preservação da nossa cultura.

Curso de Capacitação para Inserção no Mercado de Trabalho

A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais, pensando nisso a ONG SARA desde 2012, inicialmente com o apoio do Projeto Criança Esperança, atende turmas de 25 adolescentes que são preparados antes de serem encaminhados às entrevistas. Trata-se de um processo de ampla discussão sobre o trabalho, que visa preparar o adolescente para os desafios do primeiro emprego.

CIT – Curso de Iniciação Teatral

O Curso de Iniciação Teatral (CIT) promovido pela ONG SARA desde 2009, com apoio da Prefeitura Municipal de Cravinhos, Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura de Cravinhos já atendeu cerca de 350 pessoas entre crianças, jovens e adultos oferecendo formação inicial básica em teatro. Desde sua criação o projeto vem fortalecendo a cultura local e contribuindo para formação de público.

Projeto Música para Viver

Música para Viver é o projeto que objetiva o desenvolvimento musical e o estímulo à criatividade através das aulas de violão e cavaquinho que, desde 2014 atende a toda a comunidade e tem apoio da Prefeitura Municipal de Cravinhos.